“Doce ou travessura ?!” Atividades de Halloween

O que é o Halloween?

Halloween é uma celebração observada em vários países, também conhecida por “Dia das Bruxas” e ocorre dia 31 de Outubro, véspera da festa cristã de 1 de Novembro, “Dia de todos os santos”.

A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muita famosa frase “doces ou travessuras”, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”).

A celebração do Halloween tem duas origens :

  • Origem pagã

A origem pagã do “dia das bruxas” tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). As festividades do Samhan eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

  • Origem católica

Embora de origem pagã, o Halloween recebeu esse nome após ser cristianizado pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos.

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”.A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e All Hallow Een até chegar à palavra atual Halloween.

Fonte: Wikipédia

Símbolos do Halloween:

  • Laranja e preto;
  • Abóbora;
  • Máscaras e fantasias;
  • Morcegos;
  • Doce ou travessura?

Algumas ideias de atividades para Halloween:

  • Atividades Praxia fina:
  • Atividades Praxia Global
  • Atividades Sensoriais
  • Outras

Atividades para Download:
– Formar o Esqueleto

(Autores das atividades mencionados em cada imagem/documento)

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Atividades p/ realizar no Outono

O Outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. É caracterizado por uma diminuição na temperatura, por folhas amarelas e a queda das folhas das árvores. As ruas vestem-se de cores laranjas e castanhas que tanto são características nesta época.

Traz consigo frio e chuva e os vendedores de castanha que se espalham pelas cidades portuguesas.

Tem início no dia 23 de Setembro.

Com isto partilho convosco algumas ideias que encontrei em vários sites de atividades a realizar nesta estação:

Esta é uma excelente estação para utilizar os recursos naturais (como folhas, pedras e outros) em atividades.

Partilho também convosco uma atividade para Download (autore identificado no pdf):

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Turbilhão de Emoções (TE)

Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da “empatia” nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros. Este é o primeiro passo então para desenvolver as habilidades emocionais e a empatia.

Trabalhar as emoções desde cedo é fundamental. É o reconhecimento das emoções que irá nos auxiliar a compreendê-las, lidar melhor com as situações e o com aquilo que sentimos, solucionar conflitos com mais facilidade e com menos sofrimento. É o início do processo de inteligência emocional, que favorece também o aprendizado.

Hoje partilho convosco um “kit” para trabalhar as emoções, um produtinho do doses de psicomotricidade , para um regresso às aulas em grande!

Um kit de 3 atividades trabalhar as emoções. Objetiva trabalhar as capacidades emocionais dos mais pequenos.

Objetivos: Estimulação cognitiva. Autonomia, atenção, concentração, empatia e emoções.

População (sugerida): Crianças (com ou sem patologias).

Aplicação Individual.

Inclui:

  • 2 Roletas das Emoções + cartões da atividade,
  • 1 Dominó de Emoções,
  • 7 Fichas de atividades: Identificar Emoções + Soluções

+ Sugestões

Este produto é um download em PDF, não é um produto físico.

Preço: 3 €

Para adquirir este produtinho, entre em contacto com o Doses de Psicomotricidade no facebook ou instagram indicando interesse !

Facebook: https://www.facebook.com/dosesdepsicomotricidade

Instagram: @dosesdepsicomotricidade

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5 Atividades com um baralho de cartas

Allo Saudações Psicomotricitárias,

Sabias que? O baralho de cartas foi introduzido na Europa durante o século XIV. E a partir do século XV, o desenvolvimento dos processos de impressão e de fabricação de papel propiciou a popularização do baralho em vários países.

Em meados do século XV surgiu em Portugal um tipo de baralho, cuja origem se desconhece e cujo desenho passou a ser conhecido por baralho português. Este baralho difundiu-se pelo Oriente, levado pelos navios portugueses, sendo mais tarde imitado e adaptado à sua própria cultura, por japoneses, indonésios e indianos. O padrão português acabou por se extinguir em finais do século XIX, em detrimento do padrão francês, universalmente aceito na atualidade.

Apesar desta existência antiga, as cartas do baralho português só foram fabricadas em Portugal a partir de 1769.

Há quem acredite que o baralho foi inventado pelo  pintor francês  Jacquemin Gringonneur , sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem a divisão da sociedade francesa através de seus naipes, sendo: Copas o cleroespadas a nobrezapaus os camponesesouros a burguesia.

Mais tarde, atribuíram-se significados específicos às cartas com figuras, representando personalidades históricas e bíblicas. São elas:

A carta que tem a frente com maior liberdade de criação é  curinga ou joker, que representaria os palhaços nos castelos medievais.

Hoje partilho convosco 5 simples atividades de realizar com um baralho de cartas!

Atividades com Cartas

Faz Download da Folha Pontilhada:

Outras atividades realizadas com diferentes baralhos de cartas:

Que jogos costumas tu realizar?

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Brincar é importante?

” Brincar é a forma mais sublime de descobrir.”

Albert Einstein

Atualmente é inegável a importância do brincar no desenvolvimento global da criança . Cada vez mais as crianças ocupam os seus dias com tecnologias, trabalhos de casa ou atividades extra-curriculares que os impedem de ter tempo livre para brincar. Os pais preocupam-se que os filhos estudem e tenham boas notas, desvalorizando a importância de brincar. Mas será que as crianças deveriam ter tempo reservado para brincar?
Brincar não é apenas uma forma divertida de passar o dia, desempenha um papel importante em várias áreas como na socialização, cooperação, trabalho de equipa, autoconhecimento, auto-estima e autocontrolo, atenção, raciocínio, resiliência, saúde emocional, criatividade e imaginação, limites e regras. Sendo deste modo um método fundamental no desenvolvimento da motricidade, afetividade e cognição. A brincadeira pode ter várias faces, sendo através da brincadeira e de atividades lúdicas , como os jogos, que a criança atua nas diferentes situações, elaborando conhecimentos, significados e sentimentos.  Brincar não significa apenas ocupar os tempos livres, mas permite criar contato com o mundo físico e social.   Deste modo os benefícios são inúmeros e como tal é muito importante que a criança durante o seu dia tenha tempo reservado para a brincadeira.

O papel dos adultos no brincar?

Os adultos apresentam extrema importância no brincar, pois cabe a estes estimularem a imaginação das crianças e estabelecer regras e limites. Os adultos devem participar nas brincadeiras com a criança, pois é uma maneira eficaz e única de reforçar laços afetivos.

É importante referir que o Brincar é essencial na formação e desenvolvimento do ser humano, uma vez que permite aprendizagens em vários níveis bem como potencializa as relações sociais.

A Psicomotricidade e o Brincar?
A Psicomotricidade utiliza atividades lúdicas de modo a que a criança crie o seu próprio processo de aprendizagem . Utiliza o jogo e o brincar como meio de trabalho para potencializar as competências da criança de forma divertida e específica, criando um ambiente securizante e motivador para a aprendizagem.

Brincar é coisa séria porque é a brincar que se aprende!

Qual a Importância de Brincar?

Comenta se achas que brincar é importante?

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